Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

6 de março de 2010

Um quarto dos anos 40 a 50

Uma tradicional cama de ferro, com colchão enchido com saia de milho/ capelo (folha do milho seca), a decoração era simples e elaborada com restos de tecidos e criatividade. A mesinha de cabeceira era também um elemento comum...

Penicos de esmalte, apesar de serem caros na época (cerca de 60 escudos), eram imprescindíveis! De manhã eram despejados no balde da casa. Os menos abastados tinham poucos cobertores e, por vezes, passavam frio.
O crucifixo era um elemento sempre presente numa sociedade em que a igreja dominava o quadro de mentalidade popular. O lavatório tradicional e o candeeiro a petróleo também eram fundamentais. O napron de renda é que era pouco usual nas casas humildes.
Estas imagens foram recolhidas no Museu Etnográfico de São João da Ribeira, com autorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário