Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

2 de março de 2010

Como se lavava a roupa? Nos lavadouros públicos!


Sem saneamento básico, a roupa era lavada nos tanques públicos em pedra, cobertos com lusalite. Os lavadouros públicos da Câmara Municipal de Lisboa eram usados das 8h ás 17 horas, pagando-se na altura alguns tostões.
A roupa suja era carregada em trouxas até ao lavadouro público local, uma tarefa dura e ingrata, onde era ensaboada com sabão azul e branco e esfregada na pedra áspera de granito a torcer.
Neles juntavam-se várias mulheres da comunidade em ambiente de conversa e convívio, onde se cantava e se inteiravam dos boatos e mexericos.
Existiam ainda as lavadeiras profissionais aí lavavam as roupas das clientes.
Ainda hoje existem alguns destes lavadouros públicos na cidade de Lisboa, mas condenados ao desaparecimento.

Nas zonas rurais a roupa era ainda lavada nos rios, ribeiras e riachos.

Sem comentários:

Enviar um comentário