Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

15 de março de 2010

O Eléctrico Operário

Das entrevistas que realizei a idosos, houve uma curiosidade que me despertou a atenção: O Eléctrico Operário!
Segundo me contaram, haviam carreiras de eléctrico conhecidas como “Eléctrico Operário”, que serviam a classe operária mais desfavorecida na cidade de Lisboa, durante o Estado Novo.
O bilhete de viagem era mais barato (custava 8 tostões) para as pessoas irem trabalhar e era de ida e volta. Mas, este preço só era praticado das 5 horas às 7 horas da manhã. Era mesmo para trabalhadores madrugadores!
Mas os idosos lembram que, havia dias, em que acabavam por fazer a pé grandes distâncias até ao local de trabalho, para poupar os 8 tostões!

Sem comentários:

Enviar um comentário