Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

2 de março de 2010

Higiene pessoal

Alguma vez pensaste como seriam os banhos no tempo das nossas avós?!?
Antigamente as pessoas tomavam banho dentro de um alguidar de zinco com fundo de madeira. Sem água canalizada, as pessoas iam à água ao chafariz e transportavam-na até casa, onde a aqueciam em panelas.
Por motivo de economia de esforço e de recursos, tomavam banho de 8 em 8 dias, geralmente ao sábado. Para aproveitar a água, vários membros da família tomavam o banho de seguida e a água era reutilizada para outros efeitos domésticos (ex. Limpezas).
Quem não tinha espaço em casa para um alguidar/banheira de zinco, ia a um Balneário público na cidade de Lisboa. Nos balneários públicos existiam duches separados e quem os utilizava pagava 1 escudo.
Outro costume habitual era a mulher que dava à luz uma criança ficar 30 dias dentro de casa sem sair e não tomava banho.
Nesta altura não havia penso higiénico e as senhoras no período da menstruação usavam panos dobrados, prendidos com um alfinete!
A informação que aqui relatei foi recolhida junto de idosos que entrevistei.

Sem comentários:

Enviar um comentário