Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

8 de fevereiro de 2010

Sopeiras e Magalas

Contaram-nos o seguinte:

Sopeiras era o nome dado às raparigas que vinham da província trabalhar para a cidade como empregadas domésticas internas. Os tropas destacados nos quartéis em Lisboa eram conhecidos por Magalas. Em Lisboa, capital do pais e cidade com maior população, concentrava-se muitas sopeiras e magalas.
Os magalas costumavam andar atrás das sopeiras para as namorarem. Gostavam muito de passear no Parque Eduardo VII. Apesar de namorarem com qualquer tropa, as sopeiras preferiam os tropas graduados. Embora alguns destes namoros não fossem levados a sério, muitos acabariam em casamento.

1 comentário:

  1. Estas personagens são míticas nas memórias da cidade de Lisboa!!

    Pobre das sopeiras... quantas casaram com padeiros de porta-a-porta!! Era a única forma de se tornarem independentes das senhoras!!

    ResponderEliminar