Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

18 de abril de 2010

O multibanco em Portugal


A propósito da pesquisa sobre o aparecimento do multibanco concluímos que a a primeira tentativa de utilização se iniciou 1939 na cidade de Londres.
Só a 27 de Junho de 1967, numa sucursal do Barclays Bank, surgiu uma máquina inovadora que viria revolucionar o sistema interbancário e que permitia levantar dinheiro.
Estas máquinas funcionavam inserindo um documento que tinha uma banda magnética.
Em 1975 estes ditos documentos foram actualizados para os cartões que hoje conhecemos, além das bandas magnéticas, também têm um código pessoal para maior segurança e desde 2003 possuem um chip.
Em Portugal na década de 80 mais propriamente em 1983, apareceram os multibancos. Estes serviam apenas como rede interna entre bancos e só em 1985 passaram a servir a grande parte dos clientes com o objectivo de fazer levantamentos e outras transacções .
No inicio do multibanco existiam 52 caixas e 470 mil cartões. Actualmente, a rede multibanco é composta por 120000 terminais de pagamento automático e mais de 9000 caixas automáticas.

Trabalho elabora do na aula de matemática pelas formandas Rosália e Elga

Sem comentários:

Enviar um comentário