Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

1 de abril de 2010

Moda dos Anos Loucos

As mulheres na década 20 eram muito festivas e modernas.
Estes são chamados os “Anos Loucos” e com a euforia do jazz destacaram-se as danças Fox-Frot e o Charleston, que exigiam uma grande liberdade de movimentos. A roupa e acessórios adaptaram-se a estas novidades. Nessa altura as mulheres abandonaram o espartilho, o peito era disfarçado, a silhueta direita, a cintura descida e a saia subida, a barriga das pernas ficava à mostra, o que deixava os homens encantados e escandalizava a sociedade.
Ao começarem a trabalhar fora de casa, as mulheres alcançaram uma independência sem precedentes, sentiram-se mais capazes, mais fortes, de igual para igual com os homens. Para reflectir esta nova imagem, adoptaram um estilo masculinizado: usavam o cabelo cortado curto (os cabelos à Garçonne), fumavam cigarros com boquilhas enormes, conduziam automóveis e exigiram o direito ao voto.
O vestuário desta década era adornado com lantejoulas, vidrilhos e missangas em padrões elaborados. Os materiais mais utilizados eram algodão, cetim e seda. As cores que se destacavam mais eram cores festivas e vivas, para realçar o charme feminino e até os sapatos tinham salto. Também usavam fitas no cabelo, leques, luvas, malas e chapéus.

Sem comentários:

Enviar um comentário