Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

6 de abril de 2010

Sopa de cavalo cansado


Antigamente, a sopa de cavalo cansado ao pequeno almoço era hábito comum. Era um espécie de fortificante bem conhecido e usual dos nossos avós! Muitas vezes pela manhã, antes de encarar o trabalho, colocavam torradas ou pão velho num prato ou malga, embebiam com vinho tinto, acrescentavam açucar e canela e comiam-na com prazer. Assim ganhavam força para enfrentar o dia duro de trabalho.

9 comentários:

  1. Pois é verdade
    mas também foi assim que se começou por ser alcoólico
    Até as crianças muitas vezes comiam as ditas sopas e mais tarde eram verdadeiros alcoólicos
    Mas são tempos que se esqueceram
    Agora é tudo á base de cereais...felizmente

    ResponderEliminar
  2. Calma aí que nem todos os que comem/comeram sopas de cavalo cansado são bêbados. Eu não sou fã das ditas sopas porque só de olhar para elas me dão vómitos, contudo nao chamo alcoólico a todos os que as comem

    ResponderEliminar
  3. Eu comi uma sopa do cavalo que estáva cançado e agora sou uma bebâdo!

    ResponderEliminar
  4. Então é assim: Eu comi sopas de cavalo cansado, bebi o caldinho que ficava no fundo da tijela e, bolas, hoje não gusto de vinho.

    ResponderEliminar
  5. Dão melhor efeito que o viagra, depois de passadas 8 horas de comidas.

    Cuidado: comidas antes das 8 horas, podem provocar congestao.

    ResponderEliminar
  6. infelizmente comi bastantes,e nao sou alcoolica,alias,nao bebo sequer,essa treta de dizerem que quem bebe em pequeno ,se torna alcoolico,depende da vida que levam mais tarde.

    ResponderEliminar
  7. acho piada portugueses gozarem com a pobreza infelizmente os tempos mudaram mas a porcaria é a mesma, o pais votou sempre nos mesmos e a miséria continua a ser varrida com comodismo e desrespeito para debaixo do tapete. Para esconder os podres

    ResponderEliminar
  8. nao temos que quer vergonha da pobreza mas sim vontade de a mudar, açao era o que sempre faltou neste país

    ResponderEliminar
  9. Acabei de comer umas sopas de cavalo cansado com cebola e posso dizer pra desbravar, e não sou nenhum alcoólico, gosto das ditas sopas, como todos os dias ao pequeno almoço e ao jantar, tenho 58 anos e sinto me como um jovem de 20, que nunca se percam as antigas iguarias Alentejanas como o pão com queijo e o bom vinho as terras áridas alentejanas! Viva Portugal viva!!!

    ResponderEliminar