Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

30 de março de 2010

Racionamento em Portugal

Pela altura da segunda guerra Mundial, Portugal sofreu com a falta de muitos bens essenciais, o governo de Salazar decidiu racionalizar alguns bens alimentares tais como:
Açúcar, azeite, leite, pão entre outros, existiam por essa altura umas senhas que eram distribuídas pela população para comprarem esses mesmos bens.
Uma boa parte da população era muito pobre e as famílias muito numerosas, pelo que se viam na necessidade de dividir uma sardinha para três pessoas o que por vezes provocava alguns conflitos pois todos queriam a parte do rabo da sardinha (foi-me
Relatado este facto pelo meu pai) que viveu nesta época.
Portugal não foi atingido pela guerra directamente mas indirectamente foi afectado por causa da falta de alimentos pois Salazar disse:"Livro-vos da guerra, mas nao da fome"






2 comentários:

  1. Acho que devia aprofundar este tema espectacular do racionamento. Devia tentar perceber porque é que salazar decidiu fazer o racionamento e quando descobrir vai ficar deslumbrado com a razão de ser do racionamento que é duma visão espectacular e não tem nada a ver com fazer mal ao povo , muito pelo contrário . verá que foi uma medida muito inteligente ao serviço do povo.

    ResponderEliminar
  2. Vim pesquisar este tema porque, quando li num livro, o motivo do racionamento, achei que tinha sido uma atitude justa pois, com senhas por casal e tendo em conta o nº. de filhos, se evitava o açambarcamento dos que tinham dinheiro. E já na Democracia foi o que aconteceu quando, num momento crítico, as pessoas com dinheiro começaram a açambarcar tudo, pois as lojas e supermercados não faziam nenhum controle. Este texto que li, dá uma
    ideia diferente deste medida pois, demagogicamente, quer mostrar que Salazar foi um ditador implacável e tendencioso, como muitos outros textos que leio e que denegrir um governante que, quando pegou nas rédeas do governo, só encontrou miséria, desordem, ignorância e um país na bancarrota. Isso é completamente esquecido!

    ResponderEliminar