Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

22 de março de 2010

Criada de servir

Muitas moças das aldeias vinham para Lisboa trabalhar
como empregadas de servir, daí ter sido feita esta canção.
“Adeus ó terra, adeus linda serra do Sol a brilhar...”
Publicada por Cristina e Rosália

2 comentários:

  1. A criada era aquela moça que os nossos familiares abastados traziam para nos servir.Eram miseraveis,traziam uma trouxa porque nem mala(mesmo de cartão)tinham a minha mãe e avó é que lhes dava roupa,pentes,sabonete,enfim tudo até tinha de ser operadas a garganta,e tratadas de crises de bichas algumas até lhe saíam pela boca para não falar nos piolhos,mas nas casas mais abastadas eram felizes tinham conforto comida e roupa lavada,e eram tratadas com respeito e dignidade para que nada lhes faltasse enquanto estivessem ao nosso serviço,não tinham muito que fazer pois tinhamos várias inclusive para tratar só das roupas e cozinha, brincavam mais comigo e ajudavam na limpeza do casarão em que viviamos,quando iam embora porque os pais preferiam que trabalhassem nas fabricas choravam como madalenas porque não se queriam ir embora era uma familia (tipo serie familia Belamie) tempos apesar de tudo muito felizes

    ResponderEliminar
  2. valew muito legal isso me ajudou muito viu anonimo

    ResponderEliminar