Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

20 de fevereiro de 2010

Zé Povinho nasceu há 135 anos!

O Zé Povinho e a Maria Paciência (sua cara metade), são duas figuras simbolo do povo português, criadas e imortalizadas pelo caricaturista e ceramista Rafael Bordalo Pinheiro.

Zé Povinho (célebre pelo seu manguito), surgiu pela primeira vez em 1875, representando o português típico de outrora: barrigudo, amante do vinho e da açorda, trajado com calças remendadas e botas rotas, que vive oprimido, crítico e maldizente com a política e a economia capitalista.

Ficou inscrito na história da imprensa como um símbolo do jornalismo apaixonado, como alguém que está sempre do lado dos que não têm voz, nem poder.
O Zé Povinho foi utilizado várias vezes pela propaganda política republicana, de forma a mostrar como o regime monárquico sobrecarregava o Povo Português.

A inseparável Maria Paciência (cheia de paciência para aturar o seu pouco convencional "marido" o Zé Povinho), surgiu no jornal "Os Pontos nos ii",mas aí com o nome de A velha dos pontos nos ii.,, velha alfacinha alcoviteira, da qual todos nós partilhamos uma costela.
Também ela seria uma esposa resignada numa sociedade machista, com uma capacidade infindável para suportar vários males, incómodos e dificuldades (próprios da educação feminina incutida até aos anos 70 do século XX).
Descubra mais sobre estas duas interessantes personagens que permanecem actuais!!
Para ver, clicar:

Sem comentários:

Enviar um comentário