Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

23 de fevereiro de 2010

Convento do Carmo


O Convento do Carmo foi danificado pelo terramoto de 1755, passando depois a ser quartel.
Em 1864, na igreja foi estabelecido o primeiro Museu Arqueológico em Portugal, sendo responsável pelo Museu Joaquim Possidónio da Silva, que na altura terá pedido ao rei a cedência das ruínas do edifício. Para a instalação da Associação dos Arquitectos civis e Arqueólogos Portugueses. Possidónio tinha como responsabilidade expandir e recolher o património arqueológico, histórico e arquitectónico na área de Lisboa e província. Apesar do trabalho notável desenvolvido, durante o Estado Novo o museu perdeu o seu prestígio.
Actualmente ainda se conserva o museu, apresentando uma colecção mais alargada do que na época, e até mesmo colecções e arte factos oriundos de outras partes do mundo.
Ao lado do Museu do Carmo, conserva-se também o quartel do Carmo um dos alvos, ocupado actualmente pela Guarda Nacional Republicana.

Texto elaborado no seguimento da visita à exposição Lisboa Republicana: roteiro patrimonial.

Sem comentários:

Enviar um comentário