Assim, as novas gerações de marinheiros foram desenvolvendo técnicas mais eficazes, para uma procura cada vez mais necessária na ligação entre as margens. Foram então criados vários tipos de embarcações á vela.
- os botes cacilheiros entre Lisboa e Cacilhas.
- os botes catraios entre Belém e Porto Brandão.
- as faluas que faziam a travessia entre Lisboa e o actual Montijo.
De Liverpool veio o primeiro navio a vapor em 1820. Ao qual foi dado o nome de “Conde de Palmella” e a sua viagem inaugural foi a 27 de Janeiro de 1821. Nesta viagem histórica entre Lisboa e Santarém, o preço por passageiro era de 480 reis até Vila Franca e 960 reis até Algueirão.
Com o aparecimento do automóvel e o desenvolvimento das estradas, as ligações por ferry-boat ficaram indispensáveis no complemento á rede viário entre norte e sul.
Com a inauguração da ponte sobre o Tejo, foi alterada significativamente a actividade de transporte de viaturas, que não foi, no entanto abandonada mantendo-se actualmente, ainda que numa configuração mais diversa.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoy4J_DwBisT5Ar7J5xx5HnSWDZ_92Qgex3QMujzrnb7O7eT5O4k4tcEjQEAJc3EiYv3K7GD4QOO8JWHANjprkKNYyAQC2zyrFQE680Z2eIXj1KXyQYr2LrH9bd3tIdFJo1eDvKsnHVkc/s200/2qjyjhg%5B1%5D.jpg)
Com o aparecimento do automóvel e o desenvolvimento das estradas, as ligações por ferry-boat ficaram indispensáveis no complemento á rede viário entre norte e sul.
Com a inauguração da ponte sobre o Tejo, foi alterada significativamente a actividade de transporte de viaturas, que não foi, no entanto abandonada mantendo-se actualmente, ainda que numa configuração mais diversa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoy4J_DwBisT5Ar7J5xx5HnSWDZ_92Qgex3QMujzrnb7O7eT5O4k4tcEjQEAJc3EiYv3K7GD4QOO8JWHANjprkKNYyAQC2zyrFQE680Z2eIXj1KXyQYr2LrH9bd3tIdFJo1eDvKsnHVkc/s200/2qjyjhg%5B1%5D.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário