Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

18 de maio de 2010

Travessia do Tejo

A história da travessia do Tejo vem desde o século XIII. Já no ano de 1284 se discutia o preço a cobrar (homens, bestas e cestas) entre Almada e Lisboa.
Assim, as novas gerações de marinheiros foram desenvolvendo técnicas mais eficazes, para uma procura cada vez mais necessária na ligação entre as margens. Foram então criados vários tipos de embarcações á vela.
  • os botes cacilheiros entre Lisboa e Cacilhas.
  • os botes catraios entre Belém e Porto Brandão.
  • as faluas que faziam a travessia entre Lisboa e o actual Montijo.

De Liverpool veio o primeiro navio a vapor em 1820. Ao qual foi dado o nome de “Conde de Palmella” e a sua viagem inaugural foi a 27 de Janeiro de 1821. Nesta viagem histórica entre Lisboa e Santarém, o preço por passageiro era de 480 reis até Vila Franca e 960 reis até Algueirão.
Com o aparecimento do automóvel e o desenvolvimento das estradas, as ligações por ferry-boat ficaram indispensáveis no complemento á rede viário entre norte e sul.
Com a inauguração da ponte sobre o Tejo, foi alterada significativamente a actividade de transporte de viaturas, que não foi, no entanto abandonada mantendo-se actualmente, ainda que numa configuração mais diversa.

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