Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

11 de junho de 2010

Os Piqueniques de Domingos


Uma das mais populares e baratas formas de diversão eram os concorridos piqueniques de família e amigos nas matas de Lisboa (Parque e Monsato, Mata de Benfica, Olivais, etc).

1 de junho de 2010

Os tres da vida Airada


Uma comédia ambientada na nova Lisboa moderna dos anos 50 e em que acompanhamos as aventuras e desventuras de um trio de amadores de teatro. Lucas é viúvo e vive com a sua afilhada, Lena. Dono de uma tipografia, Lucas é inseparável do seu empregado Lico. E os três ocupam todo o seu tempo com o amor à arte do palco num clube de bairro, onde ensaiam uma comédia musical, até ao dia em que são apresentados a um empresário, Rui Seabra, que lhes promete carreira e fama no teatro. Mas Lena e Rui apaixonam-se, para desespero de Lico, e a confusão instala-se...

REALIZADOR
Perdigão Queiroga

INTÉRPRETES Milú, António Silva, Eugénio Salvador, Vasco Morgado, Maria Luísa, Andrade e Silva, Mário Alberto, Lili Neves.

Bilhete Identidade


Todos nos já ouvimos aquele mito urbano, que o dígito que se encontra a seguir ao número do B.I. é o nº de pessoas que tem o nome exactamente igual ao nosso. Mas isso é absolutamente errado! Trata-se, na realidade, apenas de um algarismo de controlo que detecta se o número do B.I. está correctamente escrito.
Este número apareceu nos anos 50, com o aparecimento simultâneo, da teoria de códigos, baseada na teoria da informação de Shannon (1948), devido à necessidade cada vez maior de tratamento e transmissão de dados de identificação numéricos.
Escrever diariamente centenas de números com 10 algarismos, sem qualquer padrão aparente, pode gerar enganos, mais cedo ou mais tarde, e as consequências podem ser bastante desagradáveis quando por exemplo temos de pagar 20 contos por um pacote de manteiga.
Sabemos hoje em dia que, mais de 90% dos erros ocorridos na transmissão de dados numéricos são de dois tipos: erros singulares que levam à alteração de um algarismo por exemplo 2357 a ser escrito 2358 ou troca de pares de algarismos adjacentes como a passagem de 2357 a 2375.
Com a teoria de códigos e a criação deste algarismo é 100% eficiente detectar erros deste tipo.

A Moda na década 80


Nos anos 80, surgiram vários ídolos que influenciaram a moda e o comportamento da sociedade. No cenário musical, cantores como Cindy Lauper, Madonna, Tina Tuner e Machael Jackson, ou bandas como A-ha e The Cure, eram os grandes ídolos da juventude e ditavam a moda.Nesta década, procurava-se expressar com a roupa alegria, diversão e, ao mesmo tempo, actividade e boa forma física. A variedade foi um traço marcante desta década. Os estampados de animais, as cores vivas, os ombros largos, as pernas longas, os cortes de cabelos assimétricos e os acessórios em excessos eram as tendências em voga. Os 80 foram a década da experimentação, da criatividade sem limites, do consumo extremo, do “diferente ousado” estar na moda.Por outro lado, roupas informais e tailleurs conviviam discretamente. O estilo Yuppie, ligado aos jovens executivos sedentos por poder e estatuto, também marcou os anos 80. As mulheres ingressaram fortemente no mercado do trabalho, à procura de cargos de chefia, adoptando um visual mais masculino para se conseguiram afirmar num mundo de homens.