Bem Vindos

Olá!

Queremos dar as boas vindas a todos os visitantes.

Somos um grupo de formandas e formadores do curso de Educação e Formação de Adultos - Agente em Geriatria e vamos aqui apresentar o nosso tema de vida “Conta-me como era…”.

Estamos a realizar uma pesquisa sobre variadíssimos temas do século XX, incluindo o quotidiano, a vida familiar, a saúde e os acontecimentos nacionais e internacionais mais marcantes.

No final vamos apresentar uma dramatização sobre este tema, onde iremos reviver a vida nas ruas da Lisboa antiga. Convidamos todos os interessados a comentar.

Contem-nos como era e acompanhem-nos nesta viagem ao passado no comboio da saudade!

Estamos a fazê-lo com todo o gosto, esperamos que se divirtam.

2 de março de 2010

Havia também quem lavasse a roupa em casa...


Para além dos lavadouros públicos existentes em quase todas as freguesias da cidade de Lisboa, havia ainda quem lavasse a sua roupa em casa.

Era num alguidar em cima de um banco, mesa ou outro local da cozinha (onde houvesse espaço), com o recurso ainda a uma tábua de madeira onde se esfregava com uma escova de piaça e sabão azul e branco.

Hummm, que cheirinho!!

Os mais carenciados, chegavam mesmo a ter que lavar a roupa na véspera, quando a sujidade o justificasse, para a vestir de novo no dia seguinte.

Era um tempo de "super-mulheres" em que a vida doméstica era dura e recaia exclusivamente sobre o sexo feminino. No entanto, há quem recorde com saudade este tempo.

1 comentário:

  1. As fotos expostas foram tiradas em dois Museus etnográficos, respectivamente:
    - São João da Ribeira em Rio Maior
    - Lourinhã;

    Obrigado!

    ResponderEliminar